Título: “Sem saúde não há vida.”
Tema: “A importância de hábitos saudáveis na educação infantil.”
Professoras: Daliana e Maria de cássia
Justificativa:
O Projeto “Sem Saúde não há Vida” é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida saudável. Pra isso, é importante fazer com que o aluno perceba que esses hábitos o ajudaram a viver melhor, motivando-os a colocá-los em prática com regularidade.
O mesmo tem por fins educar para a saúde e para a higiene de forma contextualizada e interdisciplinar, contribuindo de maneira decisiva na formação do cidadão capaz de atuar em favor d melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.
Dessa forma, as experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo, bem como o elenco de hábitos de higiene, não é o suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável. É preciso educar para a saúde levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que aconteçam no dia-a-dia da escola.
OBJETIVO GERAL:
O principal objetivo desse projeto é de conscientizar as crianças para a melhoria da qualidade de vida dentro da escola e progressivamente em casa, orientando sobre os cuidados básicos com a higiene do corpo e capacitando-os para utilização de medidas praticas para o bem estar da saúde.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
• Identificar as letras do próprio nome comparando com os nomes dos colegas e outras palavras;
• Identificar, ler e escrever vogais discriminando os sons abertos e fechados;
•Ampliar a linguagem e pensamento desenvolvendo a expressão oral através de histórias, músicas, teatros, danças, recitação de versos, poemas, etc;
•Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas;
•Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica;
•Desenvolver a noção de diferentes medidas em relação aos objetos e às quantidades;
•Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
• Levar o aluno a perceber a importância de bons hábitos de higiene;
• Identificar algumas doenças causadas por falta de higiene;
• Estimular para prática correta de hábitos de higiene, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
• Identificar os próprios gostos e preferências, reconhecendo-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos.
• Aprimorar a sociabilidade das crianças, favorecendo uma convivência feliz no lar e na escola;
• Adaptar a criança à escola e à vida social, promovendo condições de um convívio agradável.
• Orientar e prevenir os alunos quanto à infestação de piolhos, bem como fazê-los identificar o parasita;
• Compreender que as vacinas são aliadas ao combate a varias doenças;
CONTEÚDOS:
Português:
• O nome;
• As vogais;
• Leitura e interpretação de textos, poemas, histórias e rótulos
Matemática:
• Conceitos matemáticos (grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás;);
•Números de 1 a 9;
• Diferenciação (iguais e diferentes);
Ciências:
• As partes do corpo humano;
• Os órgãos dos sentidos;
• Higiene física;
• Higiene bucal;
• Higiene mental;
• Combate ao piolho;
• As vacinas;
História/Geografia:
• Quem sou eu
• A casa;
• A escola;
METODOLOGIA:
• Contato com diversos tipos de textos referentes ao tema como poemas, música e histórias;
• Exposição de cartazes informativos;
• Confecção de cartazes com rótulos e gravuras;
• Montagem de painéis com trabalhos dos alunos;
• Jogos e atividades lúdicas (bingos, jogo-da-memória, caça-palavras, cruzadinhas.);
• Dramatização de textos teatral com criação de cenário;
• Execução de entrevistas e passeios para comentários e discussões;
• Jogos com cartões com gravuras iguais e diferentes para comparações;
• Apresentação de objetos com quantidades diferentes para comparações;
• Contagem e identificação numérica com material concreto;
• Manusear objetos com formas, sons, core e cheiros diferentes para percepção dos sentidos;
• Na rotina trabalhar sobre o respeito a mesa e como comer corretamente,;
• Assistir a vídeos e teatros de fantoches relacionados ao tema;
• Músicas diversas com movimentos;
• Modelagens, colagens, rasgaduras, pinturas e dobraduras;
RECURSOS:
• livros, revistas, jornais, rótulos
• cola, pinceis, tesoura, papel sulfite, cartolina, canetinha; lápis de cor, giz de cera;
• etiquetas, embalagens, textos;
• aparelhos de som, DVD, TV, CD;
• papel madeira, emborrachados, massa de modelagem
• tintas guache, palitos, sementes, tampinhas;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante todo o decorrer do projeto, através de observações, anotações, pelas conversas e questionamentos, de forma contínua, processual e integrada às atividades cotidianas, não se fixando em momentos pontuais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
BRASIL. Política Nacional de educação infantil. Ministério da Educação e do
Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, Coordenação de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/COEDI, 1994.
Brasil. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2006.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir - 6. ed.- São Paulo: Cortez; Brasília: MEC: UNESCO, 2001.
http://www.colgate.com.br/app/Colgate/BR/OC/Information/OralHealthAtAnyAge/InfantsAndChildren/ToddlersChildren/HowDoICareForMyToddlersTeeth.cvsp
CRONOGRAMA DE EXECUSSÃO
DATA | ATIVIDADE |
01/03/2010 | Poema: Marcelo, marmelo, martelo/Confecção de crachás; |
02/03/2010 | Confecção de álbum: Eu sou assim; |
03/03/2010 | Quebra-cabeça de vogais/Comparação de objetos (grande/pequeno); |
04/03/2010 | O corpo humano/Construção de cartaz do corpo humano; |
05/03/2010 | Números 1e 2/Manuseio de material de contagem; |
08/03/2010 | Higiene física/Apresentação de teatro de fantoche e música; |
09/03/2010 | Analise coletiva do cartão de vaconas das crianças; |
10/03/2010 | Eu e minha casa: construção de casinha com caixas de fósforo; |
11/03/2010 | Os órgãos dos sentidos; Manusear objetos com formas, sons, core e cheiros diferentes para percepção dos sentidos |
12/03/2010 | Higiene bucal/Filme: Amigos do dentinho/Números 3 e 4; |
15/03/2010 | Jogo da adição com material de contagem e fichas/Dobradura de papel; |
16/03/2010 | Montagem de cartaz com amigos do dentinho e inimigos do dentinho/Diferenciação; |
17/03/2010 | Jogos com cartões com gravuras iguais e diferentes para comparações |
18/03/2010 | Números 5 e 6/Modelagem |
19/03/2010 | Higiene mental/Visita a biblioteca e leitura de história a escolha do aluno; |
22/03/2010 | A escola: Passeio pela escola/Desenhos da escola e dos funcionários; Apresentação de objetos com quantidades diferentes para comparações; |
23/03/2010 | Filme: Vida de insetos/Jogo da memória |
24/03/2010 | Combate ao piolho/Exposição de cartazes informativo/Dramatização da história “O menino com piolho”; |
25/03/2010 | Números 7 e 8/Pintura com guache |
26/03/2010 | Entrevista com um agente de saúde municipal/Pintura coletiva dos produtos de higiene; |
29/03/2010 | Visita a um supermercado para comparar os presos dos produtos de higiene; |
30/03/2010 | Bingo doa nomes/Números 9/Colagem com bolinhas de papel; |
31/03/2010 | Trabalhos com rótulos e confecção de mural da higiene;/Montagem de painéis com trabalhos dos alunos |
Daliana,
ResponderExcluirParabéns por ser essa educadora dedicada e comprometida com o processo ensino-aprendizagem. Parabéns pelo bolg e pela linda decoração da sala de aula.
Eliane